O curso de extensão em Gestão Sustentável atende uma demanda nacional de empresários e executivos que reconhecem a urgência em desenvolver as práticas cidadãs em suas organizações como exigência das Normas Sociais Mundiais reconhecidas pelos órgãos de fomento, as Convenções de da Organização internacional do Trabalho e dos instrumentos internacionais de proteção da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização Internacional do Trabalho, da Declaração das Nações Unidas  sobre os Direitos da Criança.

Objetivos

• Contribuir para um melhor entendimento dos conceitos e práticas de Responsabilidade Social Corporativa.
• Analisar os princípios e diretrizes internacionais que regulam nossas ações:OCDE, IBGC,CVM,FDC,PNUD, ONU, ABRAPP, IBASE etc.
• Identificar os ganhos significativos da empresas cidadãs no mercado global
• Entender a Responsabilidade Social Corporativa como facilitador de negócios e de marketing institucional.
• Reconhecer as ações sócio-educativas do PGRSC- Programa de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa. 
• Promover a reflexão da urgência em discutir e implementar os programas de responsabilidade social corporativa como exigência do mercado global.

Público-alvo

• Empresários, empreendedores sociais, especialistas em projetos sociais
• Gestores que atuam na área de gestão de pessoas, gestão de responsabilidade social, gestão de ambiência, de qualidade de vida, de segurança socioambiental etc.
• Executivos, colaboradores que façam parte do voluntariado empresarial, profissionais que atuam no Terceiro Setor.
• Alunos de MBA que buscam ampliar sua especialização na área do desenvolvimento sustentável.

Metodologia

Aulas presenciais, atividades grupais, visitas guiadas, análise de cases, vídeo-debates, elaboração  de projetos sociais etc.

Conteúdo Programático

1º MÓDULO

- A Responsabilidade Social no Brasil: trajetória histórica nos séculos XX e XXI.
- Pressupostos da gestão sustentável e da cidadania corporativa.
- Ética, valores e cultura: princípios norteadores da Responsabilidade Social Corporativa.
- Ética e transparência nas empresas cidadãs: forças motrizes do desenvolvimento moral organizacional.
- Princípios e diretrizes internacionais da Sustentabilidade.
- Instrumentos essenciais para a gestão da cidadania empresarial.
 
2º MÓDULO

- Desafios da Gestão de Responsabilidade Social Corporativa para empresas de pequeno e médio e grande porte.
- Princípios norteadores da Governança Corporativa:atributos gerenciais, éticos e culturais nas empresas cidadãs.
- Pilares do DS: Educação Ambiental, educação de jovens e adultos, promoção de projetos comunitários, promoção do voluntariado empresarial, gestão de empregos, oficinas culturais etc.
- Os novos pressupostos da sustentabilidade organizacional:  empreendedorismo social, gestão democrática do trabalho, equidade social, gestão de ações éticas, gestão participativa de negócios, gestão da qualidade e da imagem corporativa, gestão sócio- ambiental.

3º MÓDULO

- Sustentabilidade organizacional e captação de recursos.
- IDH X Pegada Ecológica: entrelace entre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
- Padrões gestionários fundados na inclusão social: ferramentas de inclusão social interna e externa.
- Formas de atuação das empresas cidadãs em face do desenvolvimento sustentável.
- Pilares da sustentabilidade organizacional: meio-ambiente, sociedade, economia.
- Incentivos brasileiros e certificações.
- Apresentação de projetos sustentáveis.


Conheça o Corpo Docente

Depoimentos de ex-alunos

CONTEÚDO E CERTIFICAÇÃO

Parceiro IFA7